quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

☜♡☞ Pintores Brasileiros ☜♡☞

Tarsila do Amaral





A artista paulista Tarsila do Amaral, nascida em setembro de 1986, pinta aos 16 anos o seu primeiro quadro “Sagrado Coração deJesus”, e é considerada uma das mais importantes integrantes do Movimento Modernista Brasileiro. Caracteriza-se por utilizar coresvivas, o cotidiano e as paisagens do Brasil como os principais temas abordados nas obras desta artista. Porém não participou da Semana de Arte Moderna em1922, devido aos seus estudos na Europa. Tarsila destaca-se pela criação de movimentos estéticos de cunho Nacionalista, chamados de movimentos “Pau-Brasil e Antropofágico”.Participou junto aos intelectuais modernistas Anita Malfatti , Oswald de Andrade, com quem foi casada durante quatro anos, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia, do “grupo dos cinco”. Iniciou apintura social no Brasil em 1933, com o quadro “Operários”, destacando-se também em países europeus, como a França e a Itália. Faleceu em janeiro de 1973, no estado de SãoPaulo.





Algumas Obras:



Abaporu




A Negra



Operários


A lua


O Ovo



Sol Poente


Estação Central do Brasil



São Paulo (Gazo)




Manteau Rouge






Cândido Portinari


De origem italiana, Cândido Portinari nasceu no ano de 1903, em uma fazenda de café no interior de São Paulo. Já em sua infância, aos seis anos de idade, Candinho (como era chamado) desenvolveu trabalhos artísticos. Quando completou 15 anos, viajou para o Rio de Janeiro com o objetivo de estudar na Escola Nacional de Belas-Artes, a fim de aprofundar seus conhecimentos sobre a pintura. As obras realizadas no Rio de Janeiro para o Monumento Rodoviário e do Edifício do Ministério da Educação e da Saúde são consideradas um grande marco na carreira de Portinari, que sempre demonstrou preferência aos temas relacionados ao social. Trabalhou também com o arquiteto Oscar Niemeyer em diversas obras, a exemplo do Mural de São Francisco, na igreja de São Francisco de Assis. Ao longo de sua carreira, Portinari pintou cerca de cinco mil obras, podendo ser considerado o pintor brasileiro de maior repercussão internacional. Portinari foi o único artista brasileiro a participar da exposição dos 50 anos de Arte Moderna em Bruxelas. Sua pintura em painéis de azulejo também foi de grande importância em sua carreira. Em fevereiro de 1962 faleceu em decorrência de uma intoxicação, por causa das tintas que utilizava.







Palhacinhos na Gangorra


Meninos soltando pipas


Meninos pulando carniça



Meninos com estilingue




Meninos no Balanço



Futebol


Di Cavalcanti




Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo nasceu no Rio de Janeiro em 1897. Conhecido como um artista pintor, caricaturista, desenhista de jóias, tapetes e painéis, iniciou sua carreira no ano de 1908. Divulgou seu primeiro trabalho como caricaturista na revista “Fon- Fon” em 1914. Anos depois, participou da Semana de Arte Moderna, em 1922, e foi muito reconhecido por seus trabalhos, recebendo diversos prêmios ao longo de sua trajetória artística. Os temas populares e nacionais são os mais abordados em suas obras. No entanto, podemos considerar que temas de cunho sensual e tropical também foram utilizados por este artista, além de ser conhecido como um boêmio e romântico, que se relacionou com diversas mulheres. Di Cavalcanti ilustrou revistas brasileiras, como a revista “Guanabara”, publicou o álbum “Fantoches da Meia-Noite” e trabalhou na rádio Diffusion Française, em Paris. Faleceu em 1976, aos 79 anos de idade.


Carnaval

Mulher

Mulher sentada

Lasar Segal




O artista Lasar Segall nasceu em julho de 1891 na cidade de Vilna, na Lituânia. Porém, por vir morar em São Paulo, naturalizou-se brasileiro no ano de 1927. Em sua infância, Lasar já começou a demonstrar interesse e talento pelo desenho e iniciou uma carreira de sucesso, em que recebeu diversos prêmios. Além da sua dedicação a pintura, Lasar desenvolveu também obras relacionadas à arte decorativa, como a decoração do Baile Futurista, no Automóvel Clube de São Paulo. Este artista expressava em suas obras a paixão e o sentimento, através de um colorido forte. Artes esculturais também fazem parte de seu talento artístico. Morre em São Paulo, em agosto de 1957, e anos depois a casa onde morava é transformada no museu Lasar Segall.


Catálogo

Indiferença Familiar





Alfredo Volpi


Alfredo Volpi nasceu na cidade italiana “Lucca”, em abril de 1896, mas com apenas um ano de idade, em 1897, veio morar no Brasil, na cidade de São Paulo. Volpi é conhecido por ser um pintor que possui linguagem própria, produzindo pinturas ao ar livre, de maneira natural. Uma de suas maiores características é o jeito moderno em que suas obras são realizadas, sem se importar com rótulos artificiais. Morreu em São Paulo, em maio de 1988.



Mastro com bandeiras


Papagália





Antônio Rocco


Antônio Rocco nasceu em Amalfi, na Itália, em julho de 1880. Porém, no ano de 1913 veio morar no Brasil, no estado de São Paulo. Ao longo de sua carreira recebeu diversos prêmios, e fundou a “Escola Novíssima” junto a outros artistas. Essa escola, onde lecionou, englobava a educação profissionalizante e o ensino público feminino. Em 1918, elaborou a capa da revista “A Cigarra”, em sua edição comemorativa. Antônio Rocco faleceu em São Paulo, no ano de 1944.



2 comentários:

  1. No texto de Tarsila de Amaral, onde consta a data de nascimento em (1986), contradiz a data de falecimento (1973).Em que a resposta correta seria, (Nasceu em 1 de setembro de 1886 e faleceu em 17 de janeiro de 1973).
    pesso aos criadores deste blog que concertem este erro grave.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado .. o comentario acima é bem relevante faremos isso sim viu!!!!!

    ResponderExcluir