segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

*Propostas de Atividades *


Atividades para serem desenvolvidas em sala de aula:

Independente de qualquer idade ou série é muito importante que nós professores apresentemos os quadros, falando um pouco sobre a vida do artista, suas principais obras, algumas características importantes, mas sempre utilizando-se da interdisciplinaridade. Para cada obra a sempre um tema transversal a ser trabalhado, pode-se falar da geografia do espaço representado, do período histórico retratado no quadro, pode-se utilizar a matemática para contar as figuras que aparecem na tela, enfim, a mil formas de se trabalhar todas as disciplinas. Mas, o mais importante é que não devemos entregar todas as informações às crianças. Instiguem a curiosidade a fim de que elas mesmas possam descobrir novas informações sobre as obras, os pintores, enfim... possam descobrir a beleza da arte!!


Para a Educação Infantil:


Para os pequenos, antes de começar qualquer atividade é sempre bom colocar uma música para que ouçam e relaxem, músicas que falem das cores, como é o caso de “Aquarela” de Toquinho. As obras de arte podem ser trabalhadas através de apreciação dos quadros, no momento da roda, em que a professora irá instigar seus alunos a respeito do que estão vendo. Por exemplo: no quadro “O ovo” de Tarsila do Amaral, a professora pode perguntar:
- O que vocês estão vendo nesse quadro?
- Qual a cor do fundo do quadro?
- Quem será que colocou esse ovo?
Desta forma, incentiva-se o desenvolvimento da linguagem oral e visual das crianças e a temática poderá ser abrangida para diversas outras disciplinas.
Após a apreciação, seria muito interessante se os pequenos pudessem fazer uma releitura do quadro pintando uma cartolina com a mesma cor do fundo da obra e depois fazendo recortes para serem colados na cartolina formando uma espécie de mosaico. Também poderiam trabalhar com a pintura na própria casca do ovo assim, poderiam ver, tocar e sentir a textura da casca. Modelagens com massinha também são muito interessantes para serem trabalhadas, a própria massinha pode ser confeccionada na sala de aula.


De 1ª à 4ª série:


As crianças devem ser apresentadas às obras e ao pintor através do contato com livros, revistas, transparências, etc.
Leitura das Imagens: As crianças devem analisar atentamente cada obra a fim de que possam descobrir tudo o que aquelas imagens querem dizer. Peça que as descrevam e interpretem cada tela verificando os aspectos que causaram mais curiosidade em cada criança (a vida do artista, o material utilizado, a época, etc.), a fim de incentivar uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema.
Releitura das Imagens: O trabalho de releitura desenvolvido com crianças de 1ª à 4ª série já pode ser mais aprofundado. Estimule a criação de novas obras com a utilização de diversos tipos de materiais. Utilize argila para reproduzir alguns personagens das obras (“O Abaporu”, “A negra” de Tarsila do Amaral, são muito fáceis de serem trabalhados). Incentive a criação de maquetes (“Futebol” de Portinari), dobraduras, jogos da memória.
É muito interessante também falar sobre as brincadeiras infantis, tema bastante presente nas obras de Portinari. A partir dessa temática pode-se resgatar algumas dessas brincadeiras e brinquedos como, brincadeiras de roda, bola de gude, confecção de pipas, piões, ioiô entre outros.
Fazer com que as crianças conheçam um pouco mais do seu Estado e de suas características culturais e regionais através da apreciação de obras de consagrados artistas sergipanos é algo muito interessante e pouco trabalhado e explorado em sala de aula. Através das obras de pintores como J. Inácio, Joel Dantas, Genner Augusto, Florival Santos, o professor consegue trabalhar história e geografia de Sergipe de uma forma que a própria criança vai sendo capaz de identificar características da população, da vegetação, do clima, aspectos culturais, entre outros.



A partir da 5º série do Ensino Fundamental:


Nessa fase, deve-se estimular cada vez mais as produções dos alunos. Proponha uma exposição literária sobre a vida dos artistas, esta exposição poderá ser feita através da criação de músicas, poesias, textos, contos, jograis, teatros (fantoches, dedoches)e tudo aquilo que a imaginação permitir. Ao analisar as obras procure fazer perguntas que estimulem os alunos a prestarem atenção na linguagem visual (os elementos, a textura, o material, o suporte, a técnica.), por exemplo:
A imagem parece retratar uma cena nacional?
Como são as linhas e formas da figura?
Como são as linhas e formas do fundo?
Como são as cores da pintura?
Você também pode utilizar as obras como suporte para discussão dos conteúdos programáticos, como por exemplo, os ciclos do café e da cana de açúcar (bastante presente nas obras de Portinari), pode falar também das características geográficas (clima, relevo, vegetação) das regiões reproduzidas nas obras.
Seria muito interessante que a escola pudesse promover um passeio pela cidade a fim de conhecer alguns locais que fazem parte da nossa vida diária, aonde estão pintadas algumas das obras dos artistas sergipanos mas que por falta de conhecimento acabam passando despercebidas por nós.












3 comentários:

  1. Boa tarde meninas! Parabéns pelo trabalho....virei sempre conferir as novidades. bj.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Gostei muito... estarei sempre espiando por aqui... vou até adaptar algumas idéias muito boas de vcs!! parabéns! Boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Boa ideia essa de passear com a turma pela cidade, local onde habitam. Porém, o maior impeditivo é que, no meu caso, são crianças pobres, de bairro periférico, e alguns sequer tiveram alguma oportunidade de fazer um passeio ao centro da cidade. Pior ainda é que, se depender do poder público no tocante a transporte para essa realização, a frustração será total, porque nos deixarão na mão (o que sempre ocorre).
    Messias
    Cuiabá-MT

    ResponderExcluir