quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

★ Pintando o Sete na Escola★


Somos estudantes do 4° período do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe.

Criamos esse blog a partir do desenvolvimento de um projeto, para produção de uma mídia com finalidade educativa, solicitado pela professora Maria Neide Sobral, que ministra a disciplina educação e tecnologia da informação e da comunicação.

Escolhemos como tema a arte, pois esta tem a capacidade de sensibilizar o aluno diante das situações que o rodeiam. Dentro dessa perspectiva abordaremos as artes plásticas, especificamente a pintura dos principais artistas brasileiros e sergipanos.

Apesar de se tratar de um tema de extrema relevância, percebemos que o mesmo é pouco trabalhado em sala de aula, por isso sentimos a necessidade de elaborar uma proposta pedagógica que auxiliasse professores e pedagogos na construção de atividades que levem o aluno a um contato mais prazeroso com a arte.

Assim, o professor ao levar as pinturas para serem trabalhadas na sala de aula, além de ajudar no desenvolvimento do aluno, desperta a curiosidade pela arte. Por isso, criamos esse Blog com o objetivo de auxiliar professores na busca de material para trabalhar a arte na sala de aula, numa perspectiva lúdica e interdisciplinar.

☜♡☞ Pintores Brasileiros ☜♡☞

Tarsila do Amaral





A artista paulista Tarsila do Amaral, nascida em setembro de 1986, pinta aos 16 anos o seu primeiro quadro “Sagrado Coração deJesus”, e é considerada uma das mais importantes integrantes do Movimento Modernista Brasileiro. Caracteriza-se por utilizar coresvivas, o cotidiano e as paisagens do Brasil como os principais temas abordados nas obras desta artista. Porém não participou da Semana de Arte Moderna em1922, devido aos seus estudos na Europa. Tarsila destaca-se pela criação de movimentos estéticos de cunho Nacionalista, chamados de movimentos “Pau-Brasil e Antropofágico”.Participou junto aos intelectuais modernistas Anita Malfatti , Oswald de Andrade, com quem foi casada durante quatro anos, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia, do “grupo dos cinco”. Iniciou apintura social no Brasil em 1933, com o quadro “Operários”, destacando-se também em países europeus, como a França e a Itália. Faleceu em janeiro de 1973, no estado de SãoPaulo.





Algumas Obras:



Abaporu




A Negra



Operários


A lua


O Ovo



Sol Poente


Estação Central do Brasil



São Paulo (Gazo)




Manteau Rouge






Cândido Portinari


De origem italiana, Cândido Portinari nasceu no ano de 1903, em uma fazenda de café no interior de São Paulo. Já em sua infância, aos seis anos de idade, Candinho (como era chamado) desenvolveu trabalhos artísticos. Quando completou 15 anos, viajou para o Rio de Janeiro com o objetivo de estudar na Escola Nacional de Belas-Artes, a fim de aprofundar seus conhecimentos sobre a pintura. As obras realizadas no Rio de Janeiro para o Monumento Rodoviário e do Edifício do Ministério da Educação e da Saúde são consideradas um grande marco na carreira de Portinari, que sempre demonstrou preferência aos temas relacionados ao social. Trabalhou também com o arquiteto Oscar Niemeyer em diversas obras, a exemplo do Mural de São Francisco, na igreja de São Francisco de Assis. Ao longo de sua carreira, Portinari pintou cerca de cinco mil obras, podendo ser considerado o pintor brasileiro de maior repercussão internacional. Portinari foi o único artista brasileiro a participar da exposição dos 50 anos de Arte Moderna em Bruxelas. Sua pintura em painéis de azulejo também foi de grande importância em sua carreira. Em fevereiro de 1962 faleceu em decorrência de uma intoxicação, por causa das tintas que utilizava.







Palhacinhos na Gangorra


Meninos soltando pipas


Meninos pulando carniça



Meninos com estilingue




Meninos no Balanço



Futebol


Di Cavalcanti




Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo nasceu no Rio de Janeiro em 1897. Conhecido como um artista pintor, caricaturista, desenhista de jóias, tapetes e painéis, iniciou sua carreira no ano de 1908. Divulgou seu primeiro trabalho como caricaturista na revista “Fon- Fon” em 1914. Anos depois, participou da Semana de Arte Moderna, em 1922, e foi muito reconhecido por seus trabalhos, recebendo diversos prêmios ao longo de sua trajetória artística. Os temas populares e nacionais são os mais abordados em suas obras. No entanto, podemos considerar que temas de cunho sensual e tropical também foram utilizados por este artista, além de ser conhecido como um boêmio e romântico, que se relacionou com diversas mulheres. Di Cavalcanti ilustrou revistas brasileiras, como a revista “Guanabara”, publicou o álbum “Fantoches da Meia-Noite” e trabalhou na rádio Diffusion Française, em Paris. Faleceu em 1976, aos 79 anos de idade.


Carnaval

Mulher

Mulher sentada

Lasar Segal




O artista Lasar Segall nasceu em julho de 1891 na cidade de Vilna, na Lituânia. Porém, por vir morar em São Paulo, naturalizou-se brasileiro no ano de 1927. Em sua infância, Lasar já começou a demonstrar interesse e talento pelo desenho e iniciou uma carreira de sucesso, em que recebeu diversos prêmios. Além da sua dedicação a pintura, Lasar desenvolveu também obras relacionadas à arte decorativa, como a decoração do Baile Futurista, no Automóvel Clube de São Paulo. Este artista expressava em suas obras a paixão e o sentimento, através de um colorido forte. Artes esculturais também fazem parte de seu talento artístico. Morre em São Paulo, em agosto de 1957, e anos depois a casa onde morava é transformada no museu Lasar Segall.


Catálogo

Indiferença Familiar





Alfredo Volpi


Alfredo Volpi nasceu na cidade italiana “Lucca”, em abril de 1896, mas com apenas um ano de idade, em 1897, veio morar no Brasil, na cidade de São Paulo. Volpi é conhecido por ser um pintor que possui linguagem própria, produzindo pinturas ao ar livre, de maneira natural. Uma de suas maiores características é o jeito moderno em que suas obras são realizadas, sem se importar com rótulos artificiais. Morreu em São Paulo, em maio de 1988.



Mastro com bandeiras


Papagália





Antônio Rocco


Antônio Rocco nasceu em Amalfi, na Itália, em julho de 1880. Porém, no ano de 1913 veio morar no Brasil, no estado de São Paulo. Ao longo de sua carreira recebeu diversos prêmios, e fundou a “Escola Novíssima” junto a outros artistas. Essa escola, onde lecionou, englobava a educação profissionalizante e o ensino público feminino. Em 1918, elaborou a capa da revista “A Cigarra”, em sua edição comemorativa. Antônio Rocco faleceu em São Paulo, no ano de 1944.



☜♡☞ Pintores Sergipanos ☜♡☞

J. Inácio


José Inácio de Oliveira nasceu no povoado Bolandeira, município de Arauá-SE, em 1911. J.Inácio utilizava, principalmente em suas obras, as cores da bandeira brasileira e tornou-se um dos maiores referenciais da arte sergipana. Retratou as paisagens e o modo de vida do interior de Sergipe, com a pintura de bananeiras e homens do campo, além de ilustrar livros e folhetos a bico de pena. Por ser um artista de vida simples, J. Inácio utilizou materiais naturais para a construção de seus primeiros trabalhos. Fortemente influenciado por Jenner Augusto e Jordão de Oliveira, expôs seu talento pela primeira vez em 1931, na antiga biblioteca de Aracaju. O artista sergipano morou no Rio de Janeiro durante alguns anos para estudar na Escola Nacional de Belas-Artes. Aos 96 anos, em agosto de 2007, faleceu na capital sergipana.


ALGUMAS OBRAS:



Paisagem






Lavadeiras



Joel Dantas



Filho de pais sergipanos, Joel Dantas nasceu em Pilão Arcado, sertão da Bahia, em julho de 1950. Veio morar em Sergipe com seus pais e reside no município de General Maynard até hoje. Aos oito anos de idade começou a despertar interesse pelo desenho. A temática predominante de suas obras é a presença da figura humana. Através das obras de Joel Dantas, jovens e estudantes foram motivados didaticamente. As manifestações culturais e folclóricas de Sergipe e do Nordeste são manifestadas em suas obras, destacando-se trabalhos como: bacarmateiros, lança de espada e busca-pés, vaqueiros, festas juninas, entre outros. O artista plástico sergipano utiliza o realismo em suas obras com a finalidade de expor os valores e tradições culturais de Sergipe.


Batalha de Espadas e Busca-Pés na praça de São Pedro em Capela/Se




Lançadores de "Espadas" e "Busca-Pés"


O velho Chico

Jenner Augusto


Jenner Augusto da Silveira nasceu em Aracaju, em novembro de 1924. A temática principal de suas obras está voltada para o social, através da execução de pinturas, cartazes, desenhos e gravações. Um dos principais marcos de sua carreira foi a pintura das paredes do Bar-Restaurante Cacique Chá, na década de 40. Jenner Augusto destacou-se também por seu trabalho em outros estados como a Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, além de expor suas obras em museus de todo o mundo. Ilustrou o livro “Tenda dos Milagres”, de Jorge Amado, e em Sergipe pintou o mural da Universidade Federal de Sergipe. Faleceu em fevereiro de 2002, aos 78 anos de idade.




Auto-retrato

Retirantes



Florival Santos


Florival Dozzea dos Santos, irmão de Álvaro Santos, nasceu em outubro de 1907, no município de Propriá, SE. Considerado um pintor autodidata, representava a elite sergipana em grande parte de suas obras. Paisagens relacionadas aos terrenos alagados de Propriá e às figuras humanas, também são retratadas em suas produções. Florival Santos produzia suas obras a partir dos mais variados estilos de pintura, de forma livre e moderna. Assim, foi homenageado pela Universidade Federal de Sergipe, dando nome a galeria de arte do Centro de Cultura e Arte, a Cultarte. Em setembro de 1999 faleceu.





Puxada de rede



Caã



Nasceu em Nova Iguaçu/ RJ em 1955. Filho do pintor sergipano J. Inácio, veio para Sergipe ainda criança e aqui estabeleceu as bases de sua tematica, rica em tipos populares e paisagens rurais e ribeirinhas. É um dos pintores mais significativos da linha impressionista sergipana.



Adauto Machado



Nasceu em Nossa Senhora das Dores em 1950. È oriundo do desenho publicitário e desde muito jovem participa de cursos e exposições em todo o país e no exterior onde chegou inclusive a residir. As paisagens e os cavalos são seus temas prediletos. A sua pintura se caracteriza por uma textura diáfana, o que lhe confere um toque de extrema poesia.



Nascimento de Cristo

Poética Aracaju

José Fernandes


Nasceu em Lagarto em 1959. Expôs pela primeira vez em Sergipe em 1976. A partir daí cristalizou uma carreira caracterizada, sobretudo pelo domínio da técnica na execução de murais e paineis de grandes dimensões.

O artista participou de várias exposições em diversos estados do Brasil e nos Estados Unidos.


Leonardo Alencar


Nasceu em Estância em 1940. Estudou na Escola de Belas Artes da universidade Federal da Bahia em Salvador, tendo sido posteriormente professor da Escola de teatro desta mesma universidade. Foi para a Europa onde viveu por vários anos, expondo em Londres, Paris e outros grandes centros culturais. Possui trabalhos adquiridos por vários colecionadores de várias partes do Brasil e do mundo, constituindo-se numa das maiores expressões das nossas artes plásticas.


Félix Mendes


Nasceu em Estância/ SE, em 1944. Pintor de traços primitivistas, sabe como ninguem traduzir o colorido e a alegria das festas, folguedos e tradições populares da nossa gente. Morou em vários Estados do Brasil e em países da America Latina.



segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

*Propostas de Atividades *


Atividades para serem desenvolvidas em sala de aula:

Independente de qualquer idade ou série é muito importante que nós professores apresentemos os quadros, falando um pouco sobre a vida do artista, suas principais obras, algumas características importantes, mas sempre utilizando-se da interdisciplinaridade. Para cada obra a sempre um tema transversal a ser trabalhado, pode-se falar da geografia do espaço representado, do período histórico retratado no quadro, pode-se utilizar a matemática para contar as figuras que aparecem na tela, enfim, a mil formas de se trabalhar todas as disciplinas. Mas, o mais importante é que não devemos entregar todas as informações às crianças. Instiguem a curiosidade a fim de que elas mesmas possam descobrir novas informações sobre as obras, os pintores, enfim... possam descobrir a beleza da arte!!


Para a Educação Infantil:


Para os pequenos, antes de começar qualquer atividade é sempre bom colocar uma música para que ouçam e relaxem, músicas que falem das cores, como é o caso de “Aquarela” de Toquinho. As obras de arte podem ser trabalhadas através de apreciação dos quadros, no momento da roda, em que a professora irá instigar seus alunos a respeito do que estão vendo. Por exemplo: no quadro “O ovo” de Tarsila do Amaral, a professora pode perguntar:
- O que vocês estão vendo nesse quadro?
- Qual a cor do fundo do quadro?
- Quem será que colocou esse ovo?
Desta forma, incentiva-se o desenvolvimento da linguagem oral e visual das crianças e a temática poderá ser abrangida para diversas outras disciplinas.
Após a apreciação, seria muito interessante se os pequenos pudessem fazer uma releitura do quadro pintando uma cartolina com a mesma cor do fundo da obra e depois fazendo recortes para serem colados na cartolina formando uma espécie de mosaico. Também poderiam trabalhar com a pintura na própria casca do ovo assim, poderiam ver, tocar e sentir a textura da casca. Modelagens com massinha também são muito interessantes para serem trabalhadas, a própria massinha pode ser confeccionada na sala de aula.


De 1ª à 4ª série:


As crianças devem ser apresentadas às obras e ao pintor através do contato com livros, revistas, transparências, etc.
Leitura das Imagens: As crianças devem analisar atentamente cada obra a fim de que possam descobrir tudo o que aquelas imagens querem dizer. Peça que as descrevam e interpretem cada tela verificando os aspectos que causaram mais curiosidade em cada criança (a vida do artista, o material utilizado, a época, etc.), a fim de incentivar uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema.
Releitura das Imagens: O trabalho de releitura desenvolvido com crianças de 1ª à 4ª série já pode ser mais aprofundado. Estimule a criação de novas obras com a utilização de diversos tipos de materiais. Utilize argila para reproduzir alguns personagens das obras (“O Abaporu”, “A negra” de Tarsila do Amaral, são muito fáceis de serem trabalhados). Incentive a criação de maquetes (“Futebol” de Portinari), dobraduras, jogos da memória.
É muito interessante também falar sobre as brincadeiras infantis, tema bastante presente nas obras de Portinari. A partir dessa temática pode-se resgatar algumas dessas brincadeiras e brinquedos como, brincadeiras de roda, bola de gude, confecção de pipas, piões, ioiô entre outros.
Fazer com que as crianças conheçam um pouco mais do seu Estado e de suas características culturais e regionais através da apreciação de obras de consagrados artistas sergipanos é algo muito interessante e pouco trabalhado e explorado em sala de aula. Através das obras de pintores como J. Inácio, Joel Dantas, Genner Augusto, Florival Santos, o professor consegue trabalhar história e geografia de Sergipe de uma forma que a própria criança vai sendo capaz de identificar características da população, da vegetação, do clima, aspectos culturais, entre outros.



A partir da 5º série do Ensino Fundamental:


Nessa fase, deve-se estimular cada vez mais as produções dos alunos. Proponha uma exposição literária sobre a vida dos artistas, esta exposição poderá ser feita através da criação de músicas, poesias, textos, contos, jograis, teatros (fantoches, dedoches)e tudo aquilo que a imaginação permitir. Ao analisar as obras procure fazer perguntas que estimulem os alunos a prestarem atenção na linguagem visual (os elementos, a textura, o material, o suporte, a técnica.), por exemplo:
A imagem parece retratar uma cena nacional?
Como são as linhas e formas da figura?
Como são as linhas e formas do fundo?
Como são as cores da pintura?
Você também pode utilizar as obras como suporte para discussão dos conteúdos programáticos, como por exemplo, os ciclos do café e da cana de açúcar (bastante presente nas obras de Portinari), pode falar também das características geográficas (clima, relevo, vegetação) das regiões reproduzidas nas obras.
Seria muito interessante que a escola pudesse promover um passeio pela cidade a fim de conhecer alguns locais que fazem parte da nossa vida diária, aonde estão pintadas algumas das obras dos artistas sergipanos mas que por falta de conhecimento acabam passando despercebidas por nós.












** Ateliê de Atividades **

QUEBRA-CABEÇA





JOGO DO 7 ERROS



JOGO DOS 5 ERROS


JOGO DA MEMÓRIA







Moldura para quadros





Juntamos os canudinhos de revista três a três com durex.Se preferir uma moldura maior é só acrescentar mais canudinhos.
Como vocês podem ver, fazer uma moldura é muito fácil, basta criatividade e boa vontade.O professor pode levar essa técnica para sala de aula, os alunos irão adorar confeccionar suas próprias molduras.


Aqui está um exemplo do que podemos fazer com a moldura. Depois de fazer o desenho, cole-o num pedaço de papelão para fazer a base do quadro. Colamos os canudinhos e retiramos o excesso deles. Está pronto!






Trabalhando com a Argila




Menina Sentada (Cândido Portinari)


Abaporu(Tarsila do Amaral)





A negra (Tarsila do Amaral)

Menino com estilingue (Cândido Portinari)


A utilização da Argila é um trabalho muito interessante para ser realizado com as crianças. Pois, através da construção dos personagens, as crianças confeccionam seus bonecos de acordo com as suas interpretações, deixando a imaginação fluir.




PINTURAS



A Lua (Tarsila do Amaral)



O ovo (Tarsila do Amaral)


Para fabricar tinta caseira com seus alunos.
Ingredientes:
Maizena ou polvilho
Agua
Anilina
Faça um mingau, misturando a maizena/polvilho com a água, adicionando a anilina para obter a cor desejada.

MOSAICO




(O Ovo - Tarsila do Amaral)




Lançadores de "Espadas" e "Busca-Pés" (Joel Dantas)




1. Peça às crianças que recortem quadradinhos de diferentes tipos de papéis coloridos.

2. Depois façam um esboço da obra que irá ser trabalhada, delimitando os espaços aonde os papéis serão colados.


3. Pronto. Agora é só usar a criatividade e colar todos os pedacinhos de papel.






DESENHOS





Poeta e Andarilho (J. Inácio)







Sol Poente - Tarsila do Amaral




Estação Central d Brasil- (Tarsila do Amaral)


Desenhos:Estes desenhos fora feitos com lápis de cor e giz de cera, mas eles também podem ser feitos com tinta, cola colorida, etc.Deixem as crianças livres para desenharem de acordo com a sua imaginação. O importante aqui não é a reprodução idêntica das obras e sim a intrepretação que as crianças fazem dessas imagens.





COLAGENS







Meninos com pipas - (Cândido Portinari)



Bananeiras - (J. Inácio)




É muito importante oportunizar às crianças o contato com diversos tipos de materiais. No primeiro desenho (mesclamos tinta (céu), giz de cera (chão), pedaços de cartolina colorida (corpo das crianças e pipas), cortados em círculo, quadrado, retângulo e losango e barbante; dando ênfase a construção dos personagens através da junção dessas figuras geométricas. Já no segundo desenho a ênfase foi dada a utilização de plantas naturais na colagem das árvores, possibilitando ao professor um trabalho interdisciplinar com a disciplina de ciências.


MASSA DE MODELAR

Ovo - Tarsila do Amaral

Para a confecção deste ovo, as criaças utilizaram a casca do ovo bem lavada e massinha colorida. Só isso! E viram como ficou lindo?

Assim como a tinta, também temos a massinha caseira. Ingredientes:
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 xícara e meia de água
1 colher de óleo
Para adquirir a cor desejada, adicione corante.
Misture com as mãos ate que se tenha consistência uniforme.