quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

☜♡☞ Pintores Sergipanos ☜♡☞

J. Inácio


José Inácio de Oliveira nasceu no povoado Bolandeira, município de Arauá-SE, em 1911. J.Inácio utilizava, principalmente em suas obras, as cores da bandeira brasileira e tornou-se um dos maiores referenciais da arte sergipana. Retratou as paisagens e o modo de vida do interior de Sergipe, com a pintura de bananeiras e homens do campo, além de ilustrar livros e folhetos a bico de pena. Por ser um artista de vida simples, J. Inácio utilizou materiais naturais para a construção de seus primeiros trabalhos. Fortemente influenciado por Jenner Augusto e Jordão de Oliveira, expôs seu talento pela primeira vez em 1931, na antiga biblioteca de Aracaju. O artista sergipano morou no Rio de Janeiro durante alguns anos para estudar na Escola Nacional de Belas-Artes. Aos 96 anos, em agosto de 2007, faleceu na capital sergipana.


ALGUMAS OBRAS:



Paisagem






Lavadeiras



Joel Dantas



Filho de pais sergipanos, Joel Dantas nasceu em Pilão Arcado, sertão da Bahia, em julho de 1950. Veio morar em Sergipe com seus pais e reside no município de General Maynard até hoje. Aos oito anos de idade começou a despertar interesse pelo desenho. A temática predominante de suas obras é a presença da figura humana. Através das obras de Joel Dantas, jovens e estudantes foram motivados didaticamente. As manifestações culturais e folclóricas de Sergipe e do Nordeste são manifestadas em suas obras, destacando-se trabalhos como: bacarmateiros, lança de espada e busca-pés, vaqueiros, festas juninas, entre outros. O artista plástico sergipano utiliza o realismo em suas obras com a finalidade de expor os valores e tradições culturais de Sergipe.


Batalha de Espadas e Busca-Pés na praça de São Pedro em Capela/Se




Lançadores de "Espadas" e "Busca-Pés"


O velho Chico

Jenner Augusto


Jenner Augusto da Silveira nasceu em Aracaju, em novembro de 1924. A temática principal de suas obras está voltada para o social, através da execução de pinturas, cartazes, desenhos e gravações. Um dos principais marcos de sua carreira foi a pintura das paredes do Bar-Restaurante Cacique Chá, na década de 40. Jenner Augusto destacou-se também por seu trabalho em outros estados como a Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, além de expor suas obras em museus de todo o mundo. Ilustrou o livro “Tenda dos Milagres”, de Jorge Amado, e em Sergipe pintou o mural da Universidade Federal de Sergipe. Faleceu em fevereiro de 2002, aos 78 anos de idade.




Auto-retrato

Retirantes



Florival Santos


Florival Dozzea dos Santos, irmão de Álvaro Santos, nasceu em outubro de 1907, no município de Propriá, SE. Considerado um pintor autodidata, representava a elite sergipana em grande parte de suas obras. Paisagens relacionadas aos terrenos alagados de Propriá e às figuras humanas, também são retratadas em suas produções. Florival Santos produzia suas obras a partir dos mais variados estilos de pintura, de forma livre e moderna. Assim, foi homenageado pela Universidade Federal de Sergipe, dando nome a galeria de arte do Centro de Cultura e Arte, a Cultarte. Em setembro de 1999 faleceu.





Puxada de rede



Caã



Nasceu em Nova Iguaçu/ RJ em 1955. Filho do pintor sergipano J. Inácio, veio para Sergipe ainda criança e aqui estabeleceu as bases de sua tematica, rica em tipos populares e paisagens rurais e ribeirinhas. É um dos pintores mais significativos da linha impressionista sergipana.



Adauto Machado



Nasceu em Nossa Senhora das Dores em 1950. È oriundo do desenho publicitário e desde muito jovem participa de cursos e exposições em todo o país e no exterior onde chegou inclusive a residir. As paisagens e os cavalos são seus temas prediletos. A sua pintura se caracteriza por uma textura diáfana, o que lhe confere um toque de extrema poesia.



Nascimento de Cristo

Poética Aracaju

José Fernandes


Nasceu em Lagarto em 1959. Expôs pela primeira vez em Sergipe em 1976. A partir daí cristalizou uma carreira caracterizada, sobretudo pelo domínio da técnica na execução de murais e paineis de grandes dimensões.

O artista participou de várias exposições em diversos estados do Brasil e nos Estados Unidos.


Leonardo Alencar


Nasceu em Estância em 1940. Estudou na Escola de Belas Artes da universidade Federal da Bahia em Salvador, tendo sido posteriormente professor da Escola de teatro desta mesma universidade. Foi para a Europa onde viveu por vários anos, expondo em Londres, Paris e outros grandes centros culturais. Possui trabalhos adquiridos por vários colecionadores de várias partes do Brasil e do mundo, constituindo-se numa das maiores expressões das nossas artes plásticas.


Félix Mendes


Nasceu em Estância/ SE, em 1944. Pintor de traços primitivistas, sabe como ninguem traduzir o colorido e a alegria das festas, folguedos e tradições populares da nossa gente. Morou em vários Estados do Brasil e em países da America Latina.



15 comentários:

  1. Muito legal a inclusão de artistas sergipanos!!

    ResponderExcluir
  2. site fulero bando de viado fulero araja arte moderna

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por valorizar a cultura Sergipana. Este site está sendo enriquecedor para pesquisas na escola.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desse site estão de parabéns todos os Pintores sergipanos e ao pintor: Joel Dantas

    ResponderExcluir
  5. quero dizer que vc estaõ mudando o mundo mostrando a ele seus trabalhos maravilhosos que vc pintores sergipanos fez em toda suas vidas.
    e que pouco importa se pessoa ipôcritas não sabem valorizar isso.
    vocês todos então de parabéns...
    abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. site mtoo boom. Fiz mtoos trabalhos AKIII!

    ResponderExcluir
  7. adoreii os trabalhos de vcs.. ameii parabéns a todos os artista sergipanos..

    ResponderExcluir
  8. Achei muito interessante se eu tivesse esse dom eu também queria que fosse mostrado para as novas gerações.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom parabéns tem pessoas que não dão valor o que tem, usam o site e fala mal

    ResponderExcluir
  10. tenho uma pintura do caâ tem alguém interessado

    ResponderExcluir